quinta-feira, março 31, 2011

Lau Siqueira em Indecentes Palavras

LEITURA E SEDUÇÃO NAS OFICINAS

As oficinas de leitura devem provocar, sobretudo, algum tipo de sedução partilhada. Ler um poema ou um bom texto literário é atender a necessidade sempre urgente de recriá-lo. A boa literatura nunca se revela por inteiro. A criação literária enquanto processo aberto substitui o dito pelo sugerido.
O ato criativo deverá estar em aberto, a espera de um outro olhar que virá para reinventá-lo e complementá-lo. A leitura deve,portanto, estimular o pensamento crítico e não estimular um mito e promover um distanciamento estéril entre autor e leitor. Toda obra de arte é aberta: um elo interativo entre autor e "leitor". Ou então, não será literatura, não será poesia, não será arte...
Por isso, ensinar a paixão pela leitura é, sobretudo, despertar para a capacidade humana de criar criticamente e de reinventar-se permanentemente diante do que está posto. Talvez por isso Antônio Cândido tenha afirmado que a literatura é um dos direitos humanos.
Portanto, para despertar a paixão pela leitura e, especialmente, pela literatura, as escolhas são determinantes.
(LS)

--
Lau Siqueira
(083) 8831.6849
POESIA SIM - www.poesia-sim-poesia.blogspot.com
PELE SEM PELE - www.lau-siqueira.blogspot.com
“Eu me interesso pela linguagem porque ela me fere ou me seduz”.
(Roland Barthes)

2 comentários:

  1. A leitura é vital... e não se lê só em livros, por isso a paixão pela leitura é uma transmissão que transforma a capacidade humana, para sentir, para olhar, para contemplar, para implicar, para o transformar-se, senão os Livros, que são tantos, se bastariam, ou não?!

    Bom estar aqui, refletindo.

    Um abraço e bom final de semana.

    Carmen Silvia Presotto
    www.vidraguas.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Carmen! sim...as várias formas de escrita...Aliás, de certa forma, apenas escrevemos o que lemos de um si mesmo...que tal um texto para esta discussão?
    beijo grande

    ResponderExcluir